segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EVENTO CULTURAL MOSTRARÁ INFLUÊNCIA AFRICANA NO BRASIL

A Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira, Estrela do Norte/SP, promoverá um Evento cultural: África: um continente, muitas histórias. Promovendo uma reflexão acerca da influência étnica e cultural africana no Brasil e visando ampliar o conhecimento dos alunos, a mostra terá dentre outras performances danças tribais, exposição de instalações, encenações teatrais. Com o envolvimento de todos os docentes desenvolvendo um trabalho interdisciplinar sobre um tema transversal tem possibilitado uma grande participação dos alunos nas atividades, seja na confecção dos adereços de decoração, na escrita de textos ou nos ensaios das performances que serão apresentadas, com certeza haverá o enriquecimento do currículo e o desenvolvimento das competências leitora e escritora de maneira integral. A comunidade poderá prestigiar o evento que ocorrerá dia 30 de novembro na própria escola a partir das 20 horas.


Participação dos alunos na execução do Projeto África: um continente, muitas histórias.


 Os alunos André, Éder e Elielson usam a criatividade e pintam africanas em caixas de papelão com motivos tribais e cores vivas.
O André desenhava e as meninas caprichavam na pintura.
       Alunos encenam reconto de conto africano, em destaque os alunos Gabriel e Eric.

PREPARATIVOS PARA O GRANDE EVENTO: MUITAS EXPECTATIVAS E MUITO TRABALHO

Antonio preapara a parede para receber as criações artísticas.

O aluno André dá vida às imagens, professora Regiane ajuda na pintura do painel junto com o ex aluno Alexandre.

Professora Rosângela põe a mão na massa para ajudar na pintura. A aluna Amanda  já havia pintado as listras da zebra.


Trabalho duro na tarde de sábado para que o painel ficasse em clima de África.

Segunda e terça o trabalho continuou com os apetrechos da decoração. Os alunos participaram em todas as etapas. Antonio, pai do aluno Guilherme, criou até um navio negreiro e contou com a ajuda da vice-diretora Regiane Padoim na pintura.


Dia 30, dia do evento, a escola estava toda envolvida, profª Keila com os alunos preparam as máscaras, produzidas pelos alunos nas oficinas, para serem fixadas na decoração da quadra. Alunas dão os últimos retoques nas figuras das negras. O aluno Taynan fixa as folhas de coqueiro no palco, até as alunas da Padoim contribuiram. Valeu meninas e meninos! 

Enquanto as alunas se movimentam na preparação da decoração do palco, a diretora, dona Mara, escolhe os tecidos para decorar a recepção, cores vivas dão luz à decoração, num estilo bem africano, alegre e bonito.

O aluno Sandro experimenta figurinos para compor os guerreiros produzidos pelo aluno Adriel. As professoras Edmárcia e Patrícia organizam as mandalas produzidas pelos alunos. Profª Rosângela fiscaliza a decoração do palco, enquanto a Regiane Padoim e o Antonio terminam o navio.


África: um continente, muitas histórias

Mapa da África
    O continente africano é o terceiro mais extenso, com cerca de 30 milhões de quilomêtros quadrados, com cerca de 900 milhões de pessoas é o segundo continente mais populoso da Terra, tem 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente a Portugal, entre outras.
   A África tem como característica a diversidade cultural e sua História está bastante ligada à História do Brasil. Os africanos, que foram trazidos para nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças etc. 

Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias.  Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, na culinária, nos costumes e na religião.










O homem africano


Nenhum comentário:

Postar um comentário